Recursos Didáticos

Nesta parte do desenvolvimento das atividades, apresentaremos uma ferramenta digital para criação de conteúdo, o Google Sites e uma estratégia didática interdisciplinar, o Poema de Cordel.

Imagem

Criando conteúdo

Quando temos alguma dúvida sobre algum assunto, qual a ferramenta que utilizamos para nos ajudar? Provavelmente você pensou “internet”, não é? Hoje, a rede mundial de computadores é a principal fonte e veículo de informações no mundo todo. Mas, você já parou para pensar que todo conteúdo disponível na internet é criado por pessoas, como eu e você?

E se desafiarmos nossos estudantes a criarem sites para compartilhar aquilo que aprenderam em sala de aula e divulgar o resultado de seus projetos? Pensando nessa proposta de atividades, apresentaremos o Google Sites.

Google Sites

O Google Sites é uma plataforma on-line para criação de sites mantida pela Google. É uma ferramenta gratuita e pode ser acessada via celular, tablet e computador. Nela, você pode criar um site com uma ou várias páginas, inserir imagens, links, vídeos, formulários e questionários.

Utilizando o Google Sites em sala de aula

Por ser de fácil aprendizado e manuseio, o Google Sites pode ser aprendido rapidamente tanto por professores quanto pelos estudantes.

Existem diversas maneiras que a plataforma pode ser utilizada em sala de aula. Seguem abaixo alguns exemplos de como podemos integrar a criação de um site à rotina escolar, seja para o professor, seja para o estudante.

Criando um site

A criação de um site através do Google Sites é bastante simples e intuitivo. Você pode consultar um tutorial por texto aqui. e um tutorial por vídeo aqui.

A Google também oferece orientações oficiais. Você pode consultar o guia em texto aqui. ou a plataforma de treinamentos virtuais aqui. (os vídeos estão em inglês mas possuem legendas em português).

Podcast

PODCAST é uma mídia em formato de áudio cujo objetivo é transmitir informação e contribuir para a criatividade, para a oralidade e para o espírito colaborativo dos envolvidos. O educador pode auxiliar os estudantes a criar um roteiro para o podcast proposto na atividade sugerida, além de incentivar diferentes formatos, como história, entrevista, bate-papo, educativo, etc. Você pode ler mais sobre cada tipo neste site , ou fornecer o link para que os alunos pesquisem os diferentes formatos e escolham um que mais gostem.

podast acontecendo com fundo desfocado

Sugestão de atividade

A terceira parte do Livro do Estudante trata da desigualdade econômica. Sugerimos que, em duplas, os estudantes gravem um podcast sobre o assunto.

Nele, os jovens devem investigar as origens da desigualdade econômica e social no Brasil e apresentar propostas e medidas para combatê-la, ao mesmo tempo que aprendem conceitos básicos como o cálculo do produto interno bruto (PIB) de um país.

Você pode encontrar todas essas informações e mais sugestões nas páginas 26 e 27 do Caderno do Educador.

Sugira ao alunos trazer as seguintes informações:

• Quão ruim é a desigualdade econômica para nossa sociedade?

• Como combatê-la?

• Como é realizado o cálculo da riqueza de um país, o produto interno bruto (PIB).

• Os estudantes podem optar por entrevistar familiares e conhecidos. Para isso, precisam criar perguntas claras e objetivas sobre o tema.

• O podcast pode ter até sete minutos de duração.

• Lembre-os de que o podcast é destinado ao público geral, ou seja, será ouvido por diferentes pessoas, inclusive por aquelas que não têm conhecimento de conceitos de Educação Financeira e Matemática.

• Ressalte que um podcast deve ter começo, meio e fim, ou seja, o que está sendo discutido deve observar uma ordem lógica.

• Se necessário, revisite o capítulo 7 do Livro do Estudante e utilize-o para verificar se os alunos compreenderam os temas tratados na atividade.

Nessa atividade, os alunos atuarão como protagonistas na construção do conhecimento. Oriente-os sobre algumas características de podcasts: eles devem ser coerentes e ter começo, meio e fim. A locução deve fornecer uma ordem lógica para o que está sendo discutido. Elencar exemplos práticos de Educação Financeira e Matemática é uma boa estratégia para explicar e relacionar esses conceitos.

Orientações aos educadores

Durante o planejamento do podcast, você pode disponibilizar todos os links sugeridos nesta página para que os alunos pesquisem sozinhos ou em grupos. Se possível, combine com a escola a utilização de computadores, tablets ou a possibilidade dos alunos levarem um aparelho celular para a aula.